quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tentrio - Melville (2011)

Foto: Thiago Guimarães | Divulgação


Tentrio - Melville (2011)

“Eu lutaria contra o sol, se ele me insultasse” (Ahab)

"Uma das bandas de rock instrumental surgidas na geração pós-Retrofoguetes mais interessantes do cenário (...). A Tentrio pratica com certa fluência e precisão técnica, uma música que, como todo som instrumental, sugere paisagens e viagens visuais - a trilha sonora de um filme imaginário em longas suítes musicais". (Resenha de Melville no jornal A Tarde, por Chico Castro Jr.)

Melville é o primeiro disco da Tentrio e possui 9 músicas, sendo 8 instrumentais, e uma com voz. O disco foi gravado, mixado e masterizado por Jera Cravo, no Estúdio 60, entre maio e junho de 2011. Todas as músicas são de autoria da Tentrio, e a maioria delas já vinham sendo executadas nos shows da banda, com destaque para duas músicas novas, "9000 Zumbis" e "Minnesota Fats".

O disco é inspirado no romance "Moby Dick", do escritor Herman Melville. É a história de um homem, Ahab, que luta contra algo infinitamente maior e mais forte. Algo que pode representar a força da natureza, ou Deus. Ahab e seus marinheiros sabem que não irão derrotar Moby Dick, ou o leviatã. Mas existe um grande respeito com relação à baleia, à vida no mar, e à certeza de que essa é a única coisa que eles têm de fazer.

A proposta do disco seria a de manter a atmosfera de apresentações ao vivo. As ideias estavam todas prontas, mas a banda também gravou improvisos. Inicialmente foram gravados baixo, bateria e algumas guitarras, além de uma das participações, em um domingo. Depois gravamos as outras guitarras e participações dos convidados, em mais três sessões, tudo em dois meses.

Participações - Participaram do disco o guitarrista da banda SubAquatico, Junix (guitarra), em "Bairro Sujo", o ex-guitarrista da banda Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Edson Rosa (guitarra), em "Mambanegra II", Heitor Dantas (teclado), que tocou nas bandas Dorothy e Teclas Pretas, e também gravou a música "Bairro Sujo", e Sergio Franco Filho, vocalista da banda Automata, que gravou a única faixa do disco com voz, "Perfeita Regência".

Lançamento – A Tentrio toca no Festival Bigbands 2011, na Noite Instrumental, dia 01/11, no bar Pós Tudo (Rio Vermelho). A banda vai dividir o palco com mais três bandas instrumentais - Hessel, Retro Visor e Peito de Planta. Na ocasião, além de ser este o primeiro show com novo baixista, vamos lançar também o primeiro disco da banda: Melville, que sairá pelo selo Bigbross Records. O disco já está disponível para download e será vendido no dia do show.

01. 9000 Zumbis
02. Bairro Sujo (Participações: Junix e Heitor Dantas)
03. Cachalote
04. Mambanegra I
05. Mambanegra II (Participação: Edson Rosa)
06. Minnesota Fats
07. Salamandra Malandra
08. Perfeita Regência (Participação: Sergio Franco Filho)
09. Erol Gam

Tentrio – Melville (2011)
Download


***

Tentrio

Tentrio é um power trio de rock instrumental, formado em outubro de 2008, em Salvador - Bahia. A banda é formada por Thiago Jende (bateria), Eduardo César (guitarra) e João Marques (baixo).

"Um som praticamente inclassificável, com boas influências das abstrações pós-rock do Tortoise, mas também com a fluência e a objetividade do rock "convencional". Estreia promissora." (Resenha do primeiro EP da Tentrio no jornal A Tarde, por Chico Castro Jr.)

"Uma banda que trabalha com uma certa maturidade diversos elementos do chamado post-rock praticado por nomes como Tortoise, Trans Am e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin (...). Apesar de todas as referências aparentemente disparatadas, o Tentrio conseguiu chegar num som plenamente palatável para todos..." (Por Chico Castro Jr., no jornal A Tarde)

"O Tentrio começou sua apresentação com um ótimo som instrumental e o som de guitarra mais legal que ouvi em toda a tour com uma Fender toda descascada. Tivemos muita sorte de dividir palco com grupos realmente impressionantes em todas as datas e o Tentrio foi mais um deles." (Foca, no blog Do Sol)

"A noite começou calma, as pessoas chegando à Boomerangue devagar, e às 23:20 sobe ao palco a novíssima Tentrio. O trio logo de cara mostrou que tem potencial de gente grande e deixou os presentes hipnotizados com o seu instrumental super entrosado e com trilhas bem elaboradas, mais uma grata surpresa no cenário baiano. Após o show super aplaudido da Tentrio, o Dj Big Bross assumiu o comando das pic ups" (Blog Quina Cultural)

"A Tentrio deixou todo mundo de cara, são três carinhas que eu nunca vi na vida..." (Big Brother, no jornal A Tarde. Tentrio foi citada como banda autoral em matéria sobre bandas covers)

"Tentrio merece um detalhe a parte: mais sofisticado, tem canções (sem letra) que intencionalmente lembram o primeiro Led Zeppelin (o que se nota até pelo nome de uma delas, Cachalote, em óbvia referência a mítica Moby Dick)." (Por Lucas Jerzy Portela, no blog Último Baile)

Tentrio é:
João Marques - baixo
Thiago Jende - bateria
Eduardo César - guitarra

[MYSPACE] http://www.myspace.com/tentriorock
[TWITTER] http://twitter.com/tentrio
[BLOG] http://tentrio.blogspot.com
[FACEBOOK] www.facebook.com/tentriorock
[YOUTUBE] http://www.youtube.com/user/tentriorock
[LAST FM] http://www.lastfm.com.br/music/tentrio
[ORKUT COMUNIDADE] http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100699155
[ORKUT PERFIL] http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile?pcy=0&t=0
[E-MAIL] tentrio@gmail.com
[FONES] 71 9968.2928 / 9176.5338

Tentrio – EP (2010)
Download

Vídeo de 9000 Zumbis

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tentrio no Festival Big Bands 2011

A Tentrio foi confirmada no Festival Big Bands 2011, na Noite Instrumental, com as bandas Tentrio, Hessel, Retro Visor e Peito de Planta. vai ser dia 01/11 (terça-feira, véspera do feriado de finados), no Póstudo, R$ 10. Na ocasião, vamos fazer o lançamento de Melville, e o disco será oferecido pra download poucos dias antes do show.

sábado, 1 de outubro de 2011

30/09/2011

Foto: Thiago Guimarães
Foto: Thiago Guimarães
Foto: Thiago Guimarães